quarta-feira, 2 de maio de 2012

PROJETO LITERÁRIO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Confesso que quando recebi a proposta da Agleide (Coordenadora Pedagógica) em assumir o Projeto Literário de contação de histórias,eu fiquei surpresa e com o pisca alerta ligado...que responsabilidade!
Aceitei,pois acredito que é através destes momentos especiais que aprendemos,mudamos e crescemos;e se nós soubéssemos o que o amanhã traria,não precisaríamos de nossos sonhos,esperanças e planos,não é mesmo? Mas o amanhã é uma pergunta sem resposta:o desafio está posto e estou enfrentando.
Esse projeto está sendo executado ,graças a cadeia formativa que tivemos no ano passado com a Agleide,que participou do Projeto Entorno e nos trouxe a ideia de fazermos a "leitura simultânea"para todas as crianças do CEI no mesmo dia e hora ( o CEI todo respirando literatura);e para tanto ela nos explicou a diferença entre a leitura e a contação de história.Você sabe?
Na leitura, o foco é o livro,e o professor deve ler fielmente o que está escrito,e deve se preocupar com a entonação de sua voz(fina,grossa,jovem,velha,etc).
Na contação, o foco é o material que o professor irá usar para contar uma história,pode ser fantoches,bonecos,um galho de árvore,uma bacia com água,etc...ou seja,tudo o que você possa imaginar!
É isso o que tenho feito todos os dias,proporcionando às crianças"lerem"o mundo com o coração e  a imaginação.
E de repente,eu me vi assim: pequena aprendiz com curiosidades,dúvidas,perspectivas,conflitos...enfim:estou diante de uma oportunidade de descobrir os limites de minha prática(ou não!).
A alegria que tenho constatado explode em risos,gestos,olhares brincalhões,carinhosos e agradecidos;e uma coisa bem legal e que me orgulho:sou uma referência de comportamento leitor,estou sempre acompanhada de um livro e as crianças querem saber qual a história da vez.
Estou no início das contações,e é natural que em algumas situações a euforia toma conta de algumas crianças,que desejam pegar o material( o que já combinamos que no final da história,todos podem pegar os personagens,mexer no cenário,etc).A experiência com os bebês já é outra:o olhar observador os paralisam diante da novidade; e com as crianças maiores também é diferente:elas vivenciam os fatos,tentando antecipá-los,geralmente controem e enriquecem ainda mais a contação interagindo comos personagens e comigo também.
É isso aí:estou vendo o encantamento nos olhos das crianças,o que me faz aqui agradecer também ao nosso grupo de professoras,que sempre me recebem de maneira carinhosa e com parceria.Obrigado meninas por fazerem parte deste sonho,e o sonho quando desejado em grupo torna-se realidade...acontece! A você Agleide,o meu muito obrigada também por fazer parte do sonho e de acreditar que eu seria capaz!
Fico pensando nesta questão do encantamento nos olhares de cada criança que ouve a contação e cheguei a uma conclusão:onde estariam guardados estes olhares?Alguns guardados numa caixa de ferramentas,e quando precisam usam para ver objetos,nome de ruas,assistir TV...veem por necessidade,é um olhar muito pobre eu diria;outros estão guardados na caixa de brinquedos(ou no caso da contação,no saquinho surpresa);estes olhos se transformaram em orgãos de prazer:brincam com o que veem,olham pelo prazer de olhar,(os olhos querem fazer amor com o mundo!).
Os olhos que moram na tal caixa de ferramentas são os olhos dos adultos.E os que moram na caixa de brinquedos,são os das crianças.Aprendi outra coisa durante as contações:para termos olhos brincalhões,é preciso ter as crianças como nossos professores,e para ensinar...brinque!
Professora Fátima Morales

10 comentários:

  1. ...É bom poder-mos Acompanhar esse trabalho feito com Amor e Carinho e Dedicação com nossas Crianças....Parabens a toda equipe do CEI Jardim Vila Carrão.

    Atenciosamente: Marlon Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nome da nossa equipe e das nossas cças Marlon,eu gostaria de agradecer o seu comentário sobre o nosso trabalho;vc entendeu o nosso recado:amor,carinho,dedicação e parceria ProfªFatima

      Excluir
  2. Fátima.....confesso que fiquei emocionada ao ler suas palavras e me enchi de vontade de procurar meus olhos numa caixa de brinquedos e entrar nesse mundo!!!
    Como eu já disse e repito..... você é uma professora que inspira!!!
    Obrigada por fazer parte de nosso CEI com tanta dedicação!
    Fabiana Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fabi;a intenção era essa:instigar a procura de cada um pela sua caixa!Qualquer tipo de ação que terá com as cças,pense numa caixa muuuito legal,cheinha de coisas gostosas de se fazer;use sempre a chave do seu coração para abrir essa caixa

      Excluir
  3. Fatiminha que coisa mais fofa!Fiquei super orgulhosa de ter vc como amiga e fazedora de tantas coisas surpreendentes no q diz respeito ao nosso tbo!Parabéns a equipe do seu cei,e p a sua diretora e cp por ter uma profissional como você
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço em nome da nossa equipe as suas palavras;e pode ter certeza que as teremos sempre como um incentivo á nossa prática,bjo

      Excluir
  4. Amada amiga:que coisa mais linda que vc escreveu!Não esperava outra coisa de vc;confesso q senti uma inveja das pessoas que estão usufruindo da sua competência,companhia e alegria,bjo..saudades Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você compartilhou da minha mais recente arte..rsrs,saudades também,espero poder trocar muito mais da nossa prática com a sua experiência,bjo

      Excluir
  5. Fatiminha,que prazer conhecer e conviver com uma pessoa de tão renomado estirpe!Uma professora extremamente experiente e tão humilde,acessivel e disposta a aprender!Eu não gosto de pôr nos ombros de nenhuma pessoa o fardo de ser " um exemplo",mas não tem como não tê-la assim! Obrigada por fazer do nosso CEI um lugar melhor e mais feliz tanto pra mim,como pra nossas queridas crianças.Daniela Vilas Boas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não pretendo ser exemplo para ninguém;apenas tento passar minha experiência para as minhas colegas de trabalho..a ai;e o mais importante:chegar de maneira suave e alegre nos corações das pessoas que estão ao nosso redor..que bom Dani,vc fazer parte deste sonho de felicidade

      Excluir