segunda-feira, 16 de abril de 2012

LER, SONHAR E APRENDER

CARACTERIZAÇAO  DA SALA


A sala é composta de dezessete  crianças ,das quais oito são meninas e nove são meninos,trata -se de um grupo de crianças heterogêneas ,que vivem num ambiente rico em interações e que tem desenvolvido o hábito da leitura .
Eles acompanham a leitura com entusiasmo ,reconhecem o repertório de  contos de fadas ,acompanham oralmente passagens das histórias com apoio de imagens e narram histórias com apoio de imagens e narram histórias  com uso de fantoches ,manuseiam diversos tipos de livros ,desenvolvendo um comportamento leitor .As orientações curriculares trazem que esse comportamento é aprendido em especial nas rodas de leitura ,e isso deve ser vivenciado ao longo dos anos .Afirma também que os textos orais tem importante papel na socialização e com o tempo passa a ser para as crianças maiores ,fonte de informação sobre grafia das palavras.
Aborda também que ler para uma criançaé um ato de generosidade e de responsabilidade do professor ,pois assegura a criança o direito de ingressar no universo letrado , e amplia seu repertório de histórias ,para que a criança tenha contato com diferentes tipos de textos .
No entanto essa experiência deve ser contínua ,organizada e intencional considerando todas as possibilidades de aprendizagens "antes,durante e depois da leitura do professor ."


JUSTIFICATIVA

A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios,visto que quando estimulada de forma criativa,possibilita a redescoberta do prazer de ler e ouvir histórias,a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.Pensando nesse contexto,o Projeto " Ler,Sonhar e Aprender"torna se necessário e viável,pois pretende fomentar a leitura,a interpretação e a produção por meio da leitura de histórias.Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil e infanto-juvenil,o projeto busca incentivar o hábito da leitura e fazer o resgate da história através de produções artísticas.

OBJETIVO GERAL

Estimular o prazer pela leitura,considerando a interdisciplinaridade e a atuação de todas as crianças nesse processo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
Familiarizar- se com as histórias;
Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura;
Aproximar- se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas),manuseando- os adequadamente e  apreciando a beleza das imagens;
Relacionar textos com ilustrações,manifestando sentimentos,experiências,ideias e opiniões,definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que lerão;
Vivenciar situaões de leitura compartilhada e uso do cantinhode leitura da sala;
Contar e recontar histórias conhecidas;
Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
Escutar histórias fonadas,lidas ou contadas pelos professores e colegas;
Montar listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto;
Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
Confeccionar dobraduras de personagens das histórias trabalhadas.






ESTRATÉGIAS

Identificar as diferentes histórias contadas e seus personagens;
Pintura,modelagem,recorte e colagem com diversos materiais;
Historinhas tradicionais e outras;
Desenho livre e dirigido;
Música das histórias;
Conversa informal,diálogo e questionamento oral através das historinhas,cartazes,figuras e relatos sobre o assunto;
História em sequência;

Dramatização das historinhas (teatrinho);
Fantoches e dedoches;
Confecção da história dos "Três Porquinhos";
Vídeos:"Os três porquinhos" e" Rapunzel";
Dobradura da história:" A galinha dos ovos de ouro";
Desenho com interferência da história da" Dona Joaninha";

Produção de um painel da história "Festa no Céu",utilizando diferentes técnicas.




A FESTA NO CÉU



Professoras Michele e Cássia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário