sexta-feira, 11 de maio de 2012

PÁSCOA DA PARTILHA

PÁSCOA DA PARTILHA


MINI GRUPO II A
O costume de dar ovos de presentes na Páscoa é tão antigo que se perde no tempo. Os ovos de chocolate que foram feitos artesanalmente, pelas crianças, com a ajuda das professoras, transformaram a páscoa em mais uma oportunidade de diversão, confraternização, aprendizado e partilha.

E quem sabe o que é "Theobroma"? É o nome dado pelos gregos "ao alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753. Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal como o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.Aliás,além de afrodisíaco,o chocolate já foi considerado um pecado,remédio,ora sagrado,ora alimento profano.Os astecas chegaram a usa-lo como moeda,tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX,e os bombons e os ovos de Páscoa são criados,como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.É tradicionalmente um presente recheado de significados.E não é só gostoso,como altamente nutritivo,um rico complemento e repositor de energia.

Para as crianças,o costume de presentear na Páscoa com ovos de Páscoa tornou -se uma festa irresitível.O sabor marcante e estimulante do chocolate,o carinho que a troca evoca,são momentos de respeito,partilha e afeição.

Mas e o coelho?

A  tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700.O coelhinho visitava as crianças,escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que  uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus a seus filhos como presente de Páscoa.Quando as crianças descobriram o ninho,um grande coelho passou correndo.Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.A mais pura verdade,alguém duvida?

No antigo Egito,o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua.É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.Mas o certo mesmo é que a origem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem.Geram grandes ninhadas!

No CEI as crianças ouviram a história "Que bicho será que botou o ovo?" e logo descobriram que...coelho não bota ovo.Após a história uma criança da sala fez o seguinte comentário: Coelhinho já nasce pronto, né!?               

Partilhamos  muito...

sonhos,
      histórias,
            atividades,
                 sorrisos,
                      abraços,
                         brincadeiras e
                             gostosuras.

                                               
                                                                               

QUE DELÍCIA !

Professoras Fabiana e Mayra.
                                                                                                           



2 comentários:

  1. ...Parabens pela Dedicação por nossas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!Gostaria de manifestar minha opinião sobre o trabalho realizado por vcs,não somente este projeto,como os que tenho compartilhado com as cças e com a prof Maira.É muito prazeroso e gradificante fazer parte de uma equipe de profissionais focados e dedicados às cças.PARABÉNS FABIANA e MAIRA
    Fatiminha

    ResponderExcluir