domingo, 4 de março de 2012

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO

É mais um ano que se inicia...

As férias passaram tão rápido!!! E agora nos deparamos com o momento de planejar e projetar, de arregaçar as mangas e trabalhar, pois com a chegada de novas crianças, famílias e profissionais, é preciso como diz Madalena Freire:
Estar vivo em conflito permanente,
produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano
para permanecer vivo, educando a paixão,
desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.
Medo e coragem em ousar
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos os personagens
São nossos desejos...
É momento de cuidar de quem precisa nas horas mais desafiadoras, sem julgar, sem impor condições. É apenas compreender de forma protetora. É receber, confortar, dar o ombro é aceitar. Pois acolher com carinho e respeito é dever institucional onde todos somos protagonistas.
Para começarmos que tal, "darmos uma cara nova para o CEI"...

EQUIPE TRABALHANDO NA ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE...                           

Cidália e Jucelina (Agente Escolar)
 Edna (ATE)
Elza, Cleonice e Amanda
Elaine e Ana (ATEs)

               
Marlene (ATE) e Agelina (Agente Escolar) Mirian (Auxiliar de Enfermagem)
Acolhimento das famílias, com a finalidade de torná-los parceiros na educação e nos cuidados das crianças, estabelecendo uma relação de confiança com os profissionais do CEI.
INICIANDO PELAS MATRÍCULAS...
Valdilene (ATE)
ACOLHIMENTO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS...







       
FORMAÇÃO COM A EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS DO CEI, APRESENTANDO A "CARTILHA DE PROCEDIMENTOS E ROTINAS DO CEI JARDIM VILA CARRÃO", ORGANIZAÇÃO DO "PERÍODO DE ADAPTAÇÃO" E REUNIÃO DE PAIS".









REUNIÃO GERAL COM AS FAMÍLIAS PARA DAR ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CEI, SUAS NORMAS, OS PROCEDIMENTOS PARA CIÊNCIA DA ROTINA DO TRABALHO E ENCAMINHAMENTOS.
PRIMAR PELO BOM ATENDIMENTO, COM RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS, DÚVIDAS, ANSIEDADES E INSEGURANÇA, QUE É COMUM OCORRER NESSE PERÍODO DE ADAPTAÇÃO...



Folder de adaptação
Guia de Orientações
às Famílias


ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS...

Brincar com as famílias
Roda da História


Café da manhã
Pintura dos saquinhos


Jogos
 
Entrega de algodão doce
Brincadeira no Parque
Pintura no rosto
Piscina

Almoço



Pintura do tapete de leitura


Pintura no rosto


Participação dos pais


Confecção da horta suspensa
 O período de adaptação provoca uma série de mudanças e mobilizações no CEI, seja no espaço físico, na rotina e nas relações entre as pessoas.
Para os pais em geral, a decisão de deixar o filho no CEI é dificultada por uma série de conflitos. De um lado, há a necessidade de trabalhar; do outro, a crença de que, para se desenvolver de forma saudável, a criança pequena deve ser cuidada pela mãe. Aparecem na família a insegurança, a desconfiança e até o medo de perder o amor do filho, por deixá-lo no CEI. Esses sentimentos entram em conflito com a alegria de conseguir uma vaga, que libera os pais para trabalhar ou para se ocupar de outras coisas importantes.
A boa relação efetiva entre crianças e educadores deve ser interpretada pelos pais como um indicativo de um bom trabalho. Para isso, é importante que os pais saibam bem qual é o papel do educador e como é seu trabalho. Isso lhes permite viver essa fase com maior tranquilidade, transmitindo segurança ao filho e facilitando, assim a sua adaptação.
Um período de adaptação bem conduzido possibilita a pais e educadores, por meio de sua convivência, estabelecer uma relação produtiva, de confiança e respeito mútuo.
(ROSSETTI - FERREIRA, Clotilde et. al. (Org). Os fazeres na Educação Infantil. 2 ed, São Paulo: Cortez, 1998).
                                                                                                                             Agleide


Nenhum comentário:

Postar um comentário