sexta-feira, 2 de março de 2012

FILOSOFIA DO CEI


A Creche, ou toda Instituição de Educação Infantil, é o local mais apropriado, após a família, para propiciar o desenvolvimento das crianças.
Assim sendo, nosso objetivo principal é propiciar condições para que a criança possa desenvolver sua capacidade de integração com o outro, iniciando o reconhecimento de suas potencialidades, aprendendo a lidar com suas frustrações e adquirindo autonomia na realização de atividades simples do cotidiano.
Especificamente na Educação Infantil, as aprendizagens não são conceituais, e sim de procedimentos e atitudes (respeito ao outro, respeito à diversidade, interiorização de regras sociais, etc.). Nessa idade as aprendizagens se dão por meio das interações, é só através das relações que estabelece com os outros e com o meio no qual está inserida, que a criança vai desenvolver-se. Ao mesmo tempo, absorvendo e produzindo cultura e conhecimento.
A criança é um ser dependente dos adultos, sem os quais não conseguiria sobreviver. Portanto, se ao adulto cabe a responsabilidade pela educação social das crianças, é necessário que ele próprio aprimore sua capacidade de interação com o outro, pois sabemos que as crianças aprendem mais com as referências do que com conceitos.
As crianças com as quais trabalhamos têm uma infância demarcada pelas condições sócio econômicas desfavoráveis, as quais não lhes permitem condições dignas de moradia, saúde e alimentação. Mas, tão grave quanto essa condição, é a carência de oportunidades e, muitas vezes, de referências positivas por parte dos adultos, que inspirem comportamentos saudáveis.
Nesse sentido, nosso Projeto Pedagógico tem como objetivo promover o desenvolvimento, não só de crianças, mas de todos que a cercam. Toda ação precisa ter um efeito formativo sobre a criança, a equipe de profissionais e a família.
Entre as ações que julgamos importantes, salientamos a necessidade de cuidar do ambiente, pois este precisa estar bem cuidado, limpo e agradável, pois a beleza e a estética têm que estar em todo lugar. Todo ambiente do CEI precisa ser educativo, as relações humanas precisam ser trabalhadas constantemente para que a criança possa interiorizar um ambiente saudável, onde se sinta acolhida e adquira não somente a consciência dos seus próprios direitos, mas também os da coletividade.
Para este amadurecimento florescer a criança precisa ser bem recebida emocionalmente, pois a forma como ela é recebida é fundamental para seu desenvolvimento. Daí a importância do trabalho em parceria com as famílias. Estabelecendo-se um laço de confiança entre o CEI e as famílias, os resultados são mais evidentes.
Nossa perspectiva é a da construção de um ambiente saudável, o qual requer o empenho de todos - profissionais e pais das crianças, principalmente - para que possamos inspirar a formação de pessoas melhores para si mesmas e para o mundo.
                                                                                                        Wana (Diretora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário