segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Autonomia

Na educação infantil o professor é o principal parceiro da criança, na aprendizagem para que ela conquiste  a autonomia, como comer sozinha, vestir-se, colocar e amarrar os sapatos, organizar os brinquedos, o ambiente e os materiais utilizados nas atividades.
Crianças escolhendo seus livros prediletos.


Ao longo do período na educação infantil as crianças necessitam aprender a cooperar, socializar-se com os companheiros e outras pessoas, a brincar, apropriar-se de regras de convívio social e a ser solidária.
 
Um pensar autônomo, conforme a criança aprende a opinar e a considerar os sentimentos e as opiniões sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma ideia ou um conflito.
 
Espera-se que as situações criadas no cotidiano na escola de educação infantil ampliem as possibilidades das crianças viverem a infância de modo a :
 
*Conviver, brincar, desenvolver projetos em grupo;
 
*Ter iniciativa e buscar soluções para problemas e conflitos;
 
*Conhecer suas necessidades, preferências e desejos ligados a construção da sua autonomia ;
 
*Compreender suas emoções e sentimentos.

 Cada criança, na hora do descanso, retira seu sapatinho.
 

Eu adoro colocar sozinha meu sapatinho!
 
Professoras: Vanda Barbosa e Pamela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário