quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 


Profª Vilma e Tereza - Berçário II - B

O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é consumir de forma equilibrada e sem desperdício, garantindo os recursos naturais a nós e também as gerações vindouras.
Pensando em como criar na criança  pequena uma consciência  ecologicamente correta, propomos atividades em que as crianças tenham a oportunidade de contribuir com o meio ambiente sustentável.
Através das oficinas de sucata realizadas frequentemente aqui no CEI  as crianças vivenciam a reciclagem e reutilização de diversos materiais na confecção de brinquedos.
O uso desses brinquedos pelas crianças favorece ludicamente o processo de aprendizagem, além da pequena contribuição para a sustentabilidade.
Notamos que é muito prazerosa às crianças esta prática, pois elas participam ativamente na construção  do seu próprio brinquedo, possibilitando também a sua capacidade imaginativa e criativa que, por sua vez ,fica bloqueada pelo consumismo exagerado de brinquedos altamente tecnológicos que limitam a criatividade da criança , pois os mesmos já fazem tudo sozinhos precisando de pouca ação da criança.

Aqui no CEI as crianças realizam atividades e brincadeiras diferenciadas do que vivenciam no cotidiano familiar.
Assim nós educadoras objetivamos construir nas crianças uma atitude que as levem a conscientização de um mundo sustentável.





 
 
 
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário