sexta-feira, 13 de julho de 2012

A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL










    A criança tem uma mentalidade semelhante à do artista, pois ambos ingressam facilmente no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar, assim um mero traço pode se converter em um telhado de uma casa.

  Segundo Edith Derdyk "a criança enquanto desenha: canta, dança, conta histórias, imagina, ou até silencia... O ato de desenhar impulsiona outras manifestações, que acontecem juntas, numa unidae indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal do imaginário".

     Desta forma, se envolvermos a criança num contexto social e conseguirmos organizar as ideias para que esta invente, crie e construa, acredito que a linguagem da arte se fará presente na Educação Infantil, ajudando a criança fazer por si só as várias leituras de mundo.
   
     O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância.
     
      A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo, como senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.




     No processo de aprendizagem em artes visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.

   
Inicio da representação da figura humana

     Como a experiência visual é total, seja na produção ou na fruição, tais blocos não devem ser tratados isoladamente. Sua apresentação objetiva dar visibilidade às aprendizagens das crianças, que certamente, são elaboradas em experiências complexas: na oficina, por exemplo, elas desenvolvem ideias e projetos que relacionam seus conhecimentos sobre o uso da cor, a ocupação do espaço, o desenho e etc. E tudo isso, certamente, alimenta a curiosidade  a criatividade infantil.






     A manutenção da curiosidade e o desenvolvimento da criatividade são consequências de um ambiente mais interativo, problematizador, diversificado  aberto às explorações infantis.

    As crianças desenvolvem ao longo de sua experiência plástica e visual, preferências e até mesmo estilos próprios para criar.

  



     Isso não pode ser percebido olhando para uma produção isolada, pois as crianças nem sempre desenham da mesma forma, nem todo dia estão com o mesmo interesse ou vontade. Suas motivações mudam e também suas produções, por isso é importante acompanhar a produção infantil e procurar compreender o que se passa entre uma e outra.








                                                                   PROFESSORAS MARIA DE FATIMA E ARLETE





6 comentários:

  1. Está tudo tão lindo,quero deixar aqui a minha satisfação com todos que fazem parte da Equipe CEI pois vocês são muito mais do que educadores e colabradores vocês são as pessoas na qual depositamos toda nossa confiança ,pois vocês estão com nossos tesouros ,nossas jóias, doando carinho,atenção,cuidado,incentivo e os ajudando a desenvolver a cada dia mais... um grande abraço a todas e obrigada por se dedicarem tanto.
    Sem mais Aline Meves Alves mãe da pequena Emily Alves

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninas!Basta observar os olhares das cças para falar quão especiais são vcs,elas fazem com satisfação e prazer as atividades propostas;a tensão de dar e fazer certo também faz parte da profissão,viu Lete? Fatiminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo reconhecimento do nosso trabalho. Fátiminha

      Excluir
  3. PARABÉNS TIA FÁTIMA E TIA ARLETE PELO LINDO E DEDICADO TRABALHO JUNTO COM AS CRIANÇAS UM GRANDE BJU ...ALINE

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Podemos perceber nos olhares das crianças a vontade de criar cada vez mais e isso se dá pelo belo trabalho de vcs.

    ResponderExcluir