quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os direitos de nossas crianças.

Nossas crianças tem direito a uma  especial atenção durante seu período de adaptação.



Pais e crianças recebem atenção especial durante o período de adaptação, onde é feito um planejamento especial, flexível, com rotinas e horários diferentes.Tudo para assegurar que nossas crianças não fiquem inseguras ou assustadas.

Nossas crianças tem direito a uma alimentação sadia.

 
 
São alimentos apropriados para crianças de diferentes idades, é uma dieta equilibrada e variada, sempre com alimentos frescos no cardápio, respeitando preferencias, ritmos e hábitos alimentares. A água filtrada também sempre acessível as crianças.

Nossas crianças tem direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante.

Nossas salas são claras , arejadas, sempre organizadas de acordo com a atividade desenvolvida sem deixar de lado a segurança das crianças. Nossas crianças tem direito a lugares agradáveis para recostar e desenvolver atividades calmas, lugares para seu descanso e sono.

Nossas crianças tem direito à atenção individual.

 
Nossas crianças são conhecidas e tratadas individualmente, elas são ouvidas, procuramos saber os motivos de seus choros e comportamentos. Respeitamos as crianças mais quietas e as mais agitadas, respeitamos suas variações de humor, e seu rítmo fisiológico.

Nosssas crianças tem direito à brincadeira.

Orientamos os pais sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso, estão sempre disponíveis em todos os momentos.São guardados de forma organizada com carinho e auxílio das crianças. Sempre lembrando o cuidado com todos os brinquedos. São reservados períodos para brincadeiras livres e que desenvolvam os movimentos amplos como correr, jogar e pular.


Nossas crianças tem direito ao contato com a Natureza.

Nossas crianças aprendem a observar e preservar a natureza; observar e respeitar os animais.


Nossas crianças tem direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.

Nossas crianças tem direito e são estimuldas a aprender coisas novas, tentar compreender as coisas e os acontecimentos a sua volta. Se expressar através de desenhos, pinturas, modelagem, cantos e danças.Tem acesso livre a livros, são incentivadas a usar sua criatividade.
 

Nossas crianças tem direito a expressar seus sentimentos.

Nossas crianças tem direito a alegria e a felicidade, expressar seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatização.Orientamos para enfrentar situações de conflitos, e desenvolver sua autonomia.

Nossas crianças tem direito a higiene e saúde.

 
Nossas crianças tem direito a um ambiente limpo, aprendem a cuidar de si próprias, são incentivadas a cuidar de seu corpo, e mantendo os limpos,saudáveis e cuidados para não se machucar. Quando necessário procuramos conhecer orientações especializadas para casos de crianças com dificuldades físicas, psíco-afetivas ou problemas de desenvolvimento.

Nossas crianças tem direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.



Tem direito a desenvolver sua autoestima, através de um espaço de criação e expressão cultural das crianças, respeitando suas crenças e costumes, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira.

Nossas crianças tem direito ao movimento em espaços amplos.


Elas tem oportunidade de jogar bola, brincadeiras de roda, correr, pular, desenvolver sua força, agilidade e equilíbrio. Explorar espaços externos ao ar livre.



 

Nossas crianças tem direito a proteção, ao afeto e a amizade.


Brincar autonomamente, aprender a ajudar e respeitar o próximo, encontram conforto e apoio nos adultos, aprendem a lidar com limites para seus impulsos e desejos, respeitando regras e combinados.
 

Professoras: Graça Rodrigues e Regiane.