Tinhamos por objetivo que as crianças do MGII B reconhecessem o quanto nós seres vivos necessitamos da água.
Em integração aos projetos do CEI como o projeto cuidar de si e do outro, trabalhamos os hábitos de higiene (lavar as mãos, escovar os dentes) e o cuidado que devemos ter nesses momentos para não desperdiçarmos o precioso líquido.
Fizemos a seleção de livros que estavam relacionados ao tema do projeto água, tais como:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_uDpKwr3rCSNvFHWLuUasaQ7CAQ-TxR8whbdbQGUdtmqAPNwLjAtc4FM0FIYkgZGb1IPbe_PJls4RTeACqs2ldm84xL-Ny5LvrtiWHI6_fvv9u4m1NgKNB8rhbYox6TahaNdofWYVed5O/s1600/chuvinha+%C3%A9+tudo+de+bom.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSXClqG6MyHDZbEwOYrsaGk_8x-w3df4ykBuUbSFuYt2YlnzpHPYT8UWuuvXPuJxGLwdqbsBm_AhR54MIdpd56DuE7g7AebNij-igvz8S9rpLGooFbC4HRuv5s7k4W2bvj_arpiAcegpn/s1600/wilson+e+o+passargato.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMV5YtyPwTpP6pkhv1zq1chyY0uL3XqSgP88GKwuUW7aUb2kv39cWlu7ZNHLHXTRwy5G8-3U46jcgJWmSJw1TFhWhB2gdegBY-o86XimyliII0JRzqEE3kv07qPL6jiFfW1wEMJwy73ScU/s1600/sou+a+maior+coisa+que+h%25C3%25A1+no+mar.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaF7b0d-UQYNIAHuwFQ4rg6Rv2q1kgV7DHwPVf3SLZ6fm-w71Df7AOxH233_xSR-l6U9S5LLNOPaT-hFjs4j_-TP_tpI8HqwM1kpWVkqB_WlSaLr3JzKe1Ktydg1ImNJFnYOipo6DG9nCB/s1600/O+homem-peixe.png)
Após ouvirem a leitura feita pelas professoras as crianças manuseavam todos os livros disponíveis na sala e demonstravam preferência pelos livros já lidos, onde faziam o reconto à seu modo e também observavam nesses momentos de leitura a criação de novas histórias pelas crianças, por meio das imagens dos livros.
Utilizamos os DVDs da Coleção Baby Einstein "Descobrindo a àgua" e "Descobrindo o céu" através dos quais as crianças foram levadas a identificar onde encontramos água na natureza e também a identificar e conhecer novos animais que vivem na água.
Ao longo do projeto, durante as rodas de conversa as crianças foram estimuladas a falar sobre as utilidades da água no cotidiano e a pensar e questionar "por que chove?", "de onde vem a água da chuva?". E então realizamos rodas informativas, no qual as professoras explicavam apresentando um cartaz como ocorre o ciclo da água na natureza e durante a rotina diária fomos verificando a utilização da água.
Tivemos a colaboração das famílias com o envio de garrafinhas plásticas, para que a criança bebessem água constantemente e com mais autonomia. Utilizando a garrafinha exploramos os conceitos matemáticos, cheio/vazio, muito/pouco, dentro/fora, também exploramos as características da água que bebemos (não tem cor, cheiro e gosto).
Professoras: Edvania, Carla e Mary
Essas crianças e suas professoras são 10!!!!! Gostei muito meninas da forma com abordou o tema tão importante e necessário, com a era que estamos vivendo! Já que as crianças desde pequenas devem desenvolvem um comportamento sustentável, preservando o meio ambiente e seus recursos naturais! Vocês estão de Parabéns!!!!
ResponderExcluirEsqueci de me identificar né?
ExcluirAgleide