Confesso que quando recebi a proposta da Agleide (Coordenadora Pedagógica) em assumir o Projeto Literário de contação de histórias,eu fiquei surpresa e com o pisca alerta ligado...que responsabilidade!
Aceitei,pois acredito que é através destes momentos especiais que aprendemos,mudamos e crescemos;e se nós soubéssemos o que o amanhã traria,não precisaríamos de nossos sonhos,esperanças e planos,não é mesmo? Mas o amanhã é uma pergunta sem resposta:o desafio está posto e estou enfrentando.
Esse projeto está sendo executado ,graças a cadeia formativa que tivemos no ano passado com a Agleide,que participou do Projeto Entorno e nos trouxe a ideia de fazermos a "leitura simultânea"para todas as crianças do CEI no mesmo dia e hora ( o CEI todo respirando literatura);e para tanto ela nos explicou a diferença entre a leitura e a contação de história.Você sabe?
Na leitura, o foco é o livro,e o professor deve ler fielmente o que está escrito,e deve se preocupar com a entonação de sua voz(fina,grossa,jovem,velha,etc).
Na contação, o foco é o material que o professor irá usar para contar uma história,pode ser fantoches,bonecos,um galho de árvore,uma bacia com água,etc...ou seja,tudo o que você possa imaginar!
É isso o que tenho feito todos os dias,proporcionando às crianças"lerem"o mundo com o coração e a imaginação.
E de repente,eu me vi assim: pequena aprendiz com curiosidades,dúvidas,perspectivas,conflitos...enfim:estou diante de uma oportunidade de descobrir os limites de minha prática(ou não!).
A alegria que tenho constatado explode em risos,gestos,olhares brincalhões,carinhosos e agradecidos;e uma coisa bem legal e que me orgulho:sou uma referência de comportamento leitor,estou sempre acompanhada de um livro e as crianças querem saber qual a história da vez.
Estou no início das contações,e é natural que em algumas situações a euforia toma conta de algumas crianças,que desejam pegar o material( o que já combinamos que no final da história,todos podem pegar os personagens,mexer no cenário,etc).A experiência com os bebês já é outra:o olhar observador os paralisam diante da novidade; e com as crianças maiores também é diferente:elas vivenciam os fatos,tentando antecipá-los,geralmente controem e enriquecem ainda mais a contação interagindo comos personagens e comigo também.
É isso aí:estou vendo o encantamento nos olhos das crianças,o que me faz aqui agradecer também ao nosso grupo de professoras,que sempre me recebem de maneira carinhosa e com parceria.Obrigado meninas por fazerem parte deste sonho,e o sonho quando desejado em grupo torna-se realidade...acontece! A você Agleide,o meu muito obrigada também por fazer parte do sonho e de acreditar que eu seria capaz!
Os olhos que moram na tal caixa de ferramentas são os olhos dos adultos.E os que moram na caixa de brinquedos,são os das crianças.Aprendi outra coisa durante as contações:para termos olhos brincalhões,é preciso ter as crianças como nossos professores,e para ensinar...brinque!
Professora Fátima Morales
...É bom poder-mos Acompanhar esse trabalho feito com Amor e Carinho e Dedicação com nossas Crianças....Parabens a toda equipe do CEI Jardim Vila Carrão.
ResponderExcluirAtenciosamente: Marlon Oliveira.
Em nome da nossa equipe e das nossas cças Marlon,eu gostaria de agradecer o seu comentário sobre o nosso trabalho;vc entendeu o nosso recado:amor,carinho,dedicação e parceria ProfªFatima
ExcluirFátima.....confesso que fiquei emocionada ao ler suas palavras e me enchi de vontade de procurar meus olhos numa caixa de brinquedos e entrar nesse mundo!!!
ResponderExcluirComo eu já disse e repito..... você é uma professora que inspira!!!
Obrigada por fazer parte de nosso CEI com tanta dedicação!
Fabiana Castro
Que bom Fabi;a intenção era essa:instigar a procura de cada um pela sua caixa!Qualquer tipo de ação que terá com as cças,pense numa caixa muuuito legal,cheinha de coisas gostosas de se fazer;use sempre a chave do seu coração para abrir essa caixa
ExcluirFatiminha que coisa mais fofa!Fiquei super orgulhosa de ter vc como amiga e fazedora de tantas coisas surpreendentes no q diz respeito ao nosso tbo!Parabéns a equipe do seu cei,e p a sua diretora e cp por ter uma profissional como você
ResponderExcluirVania
Agradeço em nome da nossa equipe as suas palavras;e pode ter certeza que as teremos sempre como um incentivo á nossa prática,bjo
ExcluirAmada amiga:que coisa mais linda que vc escreveu!Não esperava outra coisa de vc;confesso q senti uma inveja das pessoas que estão usufruindo da sua competência,companhia e alegria,bjo..saudades Andréia
ResponderExcluirQue bom que você compartilhou da minha mais recente arte..rsrs,saudades também,espero poder trocar muito mais da nossa prática com a sua experiência,bjo
ExcluirFatiminha,que prazer conhecer e conviver com uma pessoa de tão renomado estirpe!Uma professora extremamente experiente e tão humilde,acessivel e disposta a aprender!Eu não gosto de pôr nos ombros de nenhuma pessoa o fardo de ser " um exemplo",mas não tem como não tê-la assim! Obrigada por fazer do nosso CEI um lugar melhor e mais feliz tanto pra mim,como pra nossas queridas crianças.Daniela Vilas Boas
ResponderExcluirEu não pretendo ser exemplo para ninguém;apenas tento passar minha experiência para as minhas colegas de trabalho..a ai;e o mais importante:chegar de maneira suave e alegre nos corações das pessoas que estão ao nosso redor..que bom Dani,vc fazer parte deste sonho de felicidade
Excluir