terça-feira, 19 de novembro de 2013

Experiências do Brincar e Imaginar.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado  papel na brincadeira  faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.
 
Amadurecem também algumas capacidades de socialização por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
 
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando.
 
A brincadeira favorece  a auto estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa; brincar contribui assim, para a interiorização de determinados modelos de adultos, no âmbito de grupos sociais diversos.
 
Pensando em tudo isso é que criamos a utilização dos espaços no CEI de forma intencional e planejada, pois além de ensinar a brincar, estaremos contribuindo para a constituição do próprio indivíduo das suas competências e habilidades, além de estimular a imaginação, a interpretação, o desenvolvimento de diferentes linguagens, resgatando a cultura na qual as crianças estão inseridas.

 Professoras :Sandra, Simone, Gisele e Anne Vanessa.