quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Experiências de exploração da Natureza e Cultura







Na Educação Infantil, Natureza e Cultura corresponde ao eixo de aprendizagens sobre o mundo físico e social. Atividades de exploração dos espaços, do ambiente e as investigações sobre diferentes temas da natureza e da cultura são imprescindíveis para que os pequenos sejam educados para a curiosidade, como: conhecer características do clima, ações do homem que prejudica o meio ambiente, conhecer o mundo animal, conhecer e respeitar as diferentes manifestações culturais.
O objetivo do trabalho com as crianças é ajudá-las a ampliar seus conhecimentos, suas ideias que utilizam quando estabelecem relações entre elementos que observam ou fazem comparações.
Desafiar a curiosidade da  criança e sua capacidade de observação, organizando situações onde elementos da natureza que a rodeia e elementos de sua cultura.
Proporcionar as crianças momentos para realizar atividades sobre o meio ambiente e refletir a respeito dos costumes de sua cultura e os de outra cultura.
O essencial é partir sempre das idéias e representações que as crianças possuem, oferecendo meios para que busquem mais informações.
As crianças tem diferentes condições de aprendizagem nos diversos momentos de sua vida em uma instituição educacional. É fundamental que elas encontrem desde cedo, um espaço vivo de informação sobre conteúdos que compõem o universo do conhecimento científico,natural e social.
A curiosidade e a observação são características presentes nas crianças desde a mais tenra idade, buscam entender e compreender o mundo que as cerca, tanto o físico como o
social.