sexta-feira, 13 de julho de 2012

A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL










    A criança tem uma mentalidade semelhante à do artista, pois ambos ingressam facilmente no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar, assim um mero traço pode se converter em um telhado de uma casa.

  Segundo Edith Derdyk "a criança enquanto desenha: canta, dança, conta histórias, imagina, ou até silencia... O ato de desenhar impulsiona outras manifestações, que acontecem juntas, numa unidae indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal do imaginário".

     Desta forma, se envolvermos a criança num contexto social e conseguirmos organizar as ideias para que esta invente, crie e construa, acredito que a linguagem da arte se fará presente na Educação Infantil, ajudando a criança fazer por si só as várias leituras de mundo.
   
     O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância.
     
      A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo, como senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.




     No processo de aprendizagem em artes visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.

   
Inicio da representação da figura humana

     Como a experiência visual é total, seja na produção ou na fruição, tais blocos não devem ser tratados isoladamente. Sua apresentação objetiva dar visibilidade às aprendizagens das crianças, que certamente, são elaboradas em experiências complexas: na oficina, por exemplo, elas desenvolvem ideias e projetos que relacionam seus conhecimentos sobre o uso da cor, a ocupação do espaço, o desenho e etc. E tudo isso, certamente, alimenta a curiosidade  a criatividade infantil.






     A manutenção da curiosidade e o desenvolvimento da criatividade são consequências de um ambiente mais interativo, problematizador, diversificado  aberto às explorações infantis.

    As crianças desenvolvem ao longo de sua experiência plástica e visual, preferências e até mesmo estilos próprios para criar.

  



     Isso não pode ser percebido olhando para uma produção isolada, pois as crianças nem sempre desenham da mesma forma, nem todo dia estão com o mesmo interesse ou vontade. Suas motivações mudam e também suas produções, por isso é importante acompanhar a produção infantil e procurar compreender o que se passa entre uma e outra.








                                                                   PROFESSORAS MARIA DE FATIMA E ARLETE