sexta-feira, 11 de maio de 2012

PÁSCOA DA PARTILHA

PÁSCOA DA PARTILHA


MINI GRUPO II A
O costume de dar ovos de presentes na Páscoa é tão antigo que se perde no tempo. Os ovos de chocolate que foram feitos artesanalmente, pelas crianças, com a ajuda das professoras, transformaram a páscoa em mais uma oportunidade de diversão, confraternização, aprendizado e partilha.

E quem sabe o que é "Theobroma"? É o nome dado pelos gregos "ao alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753. Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal como o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.Aliás,além de afrodisíaco,o chocolate já foi considerado um pecado,remédio,ora sagrado,ora alimento profano.Os astecas chegaram a usa-lo como moeda,tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX,e os bombons e os ovos de Páscoa são criados,como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.É tradicionalmente um presente recheado de significados.E não é só gostoso,como altamente nutritivo,um rico complemento e repositor de energia.

Para as crianças,o costume de presentear na Páscoa com ovos de Páscoa tornou -se uma festa irresitível.O sabor marcante e estimulante do chocolate,o carinho que a troca evoca,são momentos de respeito,partilha e afeição.

Mas e o coelho?

A  tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700.O coelhinho visitava as crianças,escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que  uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus a seus filhos como presente de Páscoa.Quando as crianças descobriram o ninho,um grande coelho passou correndo.Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.A mais pura verdade,alguém duvida?

No antigo Egito,o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua.É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.Mas o certo mesmo é que a origem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem.Geram grandes ninhadas!

No CEI as crianças ouviram a história "Que bicho será que botou o ovo?" e logo descobriram que...coelho não bota ovo.Após a história uma criança da sala fez o seguinte comentário: Coelhinho já nasce pronto, né!?               

Partilhamos  muito...

sonhos,
      histórias,
            atividades,
                 sorrisos,
                      abraços,
                         brincadeiras e
                             gostosuras.

                                               
                                                                               

QUE DELÍCIA !

Professoras Fabiana e Mayra.
                                                                                                           



quarta-feira, 2 de maio de 2012

PROJETO LITERÁRIO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Confesso que quando recebi a proposta da Agleide (Coordenadora Pedagógica) em assumir o Projeto Literário de contação de histórias,eu fiquei surpresa e com o pisca alerta ligado...que responsabilidade!
Aceitei,pois acredito que é através destes momentos especiais que aprendemos,mudamos e crescemos;e se nós soubéssemos o que o amanhã traria,não precisaríamos de nossos sonhos,esperanças e planos,não é mesmo? Mas o amanhã é uma pergunta sem resposta:o desafio está posto e estou enfrentando.
Esse projeto está sendo executado ,graças a cadeia formativa que tivemos no ano passado com a Agleide,que participou do Projeto Entorno e nos trouxe a ideia de fazermos a "leitura simultânea"para todas as crianças do CEI no mesmo dia e hora ( o CEI todo respirando literatura);e para tanto ela nos explicou a diferença entre a leitura e a contação de história.Você sabe?
Na leitura, o foco é o livro,e o professor deve ler fielmente o que está escrito,e deve se preocupar com a entonação de sua voz(fina,grossa,jovem,velha,etc).
Na contação, o foco é o material que o professor irá usar para contar uma história,pode ser fantoches,bonecos,um galho de árvore,uma bacia com água,etc...ou seja,tudo o que você possa imaginar!
É isso o que tenho feito todos os dias,proporcionando às crianças"lerem"o mundo com o coração e  a imaginação.
E de repente,eu me vi assim: pequena aprendiz com curiosidades,dúvidas,perspectivas,conflitos...enfim:estou diante de uma oportunidade de descobrir os limites de minha prática(ou não!).
A alegria que tenho constatado explode em risos,gestos,olhares brincalhões,carinhosos e agradecidos;e uma coisa bem legal e que me orgulho:sou uma referência de comportamento leitor,estou sempre acompanhada de um livro e as crianças querem saber qual a história da vez.
Estou no início das contações,e é natural que em algumas situações a euforia toma conta de algumas crianças,que desejam pegar o material( o que já combinamos que no final da história,todos podem pegar os personagens,mexer no cenário,etc).A experiência com os bebês já é outra:o olhar observador os paralisam diante da novidade; e com as crianças maiores também é diferente:elas vivenciam os fatos,tentando antecipá-los,geralmente controem e enriquecem ainda mais a contação interagindo comos personagens e comigo também.
É isso aí:estou vendo o encantamento nos olhos das crianças,o que me faz aqui agradecer também ao nosso grupo de professoras,que sempre me recebem de maneira carinhosa e com parceria.Obrigado meninas por fazerem parte deste sonho,e o sonho quando desejado em grupo torna-se realidade...acontece! A você Agleide,o meu muito obrigada também por fazer parte do sonho e de acreditar que eu seria capaz!
Fico pensando nesta questão do encantamento nos olhares de cada criança que ouve a contação e cheguei a uma conclusão:onde estariam guardados estes olhares?Alguns guardados numa caixa de ferramentas,e quando precisam usam para ver objetos,nome de ruas,assistir TV...veem por necessidade,é um olhar muito pobre eu diria;outros estão guardados na caixa de brinquedos(ou no caso da contação,no saquinho surpresa);estes olhos se transformaram em orgãos de prazer:brincam com o que veem,olham pelo prazer de olhar,(os olhos querem fazer amor com o mundo!).
Os olhos que moram na tal caixa de ferramentas são os olhos dos adultos.E os que moram na caixa de brinquedos,são os das crianças.Aprendi outra coisa durante as contações:para termos olhos brincalhões,é preciso ter as crianças como nossos professores,e para ensinar...brinque!
Professora Fátima Morales